Um adorador às avessas: deixando de trazer alegria ao coração de Deus

07/08/2011 23:23

Existem situações, comportamentos e atitudes que definitivamente aborrecem a Deus. Assim sendo, aqueles que desejam desagradá-Lo devem estar atentos, pois ser um adorador às avessas envolve algumas atitudes importantes para uma desaprovação total diante do Todo-Poderoso. Veja estas três dicas:

 

1. Concentre-se no show do palco e esqueça o show na vida. Lembre-se de que para desagradar a Deus você deve concentra-se no palco, na apresentação, no simulacro (simulação) e performance. Se você pensar no show do cotidiano, da vida na vida e do viver seriamente com Deus, não obterá sucesso em sua empreitada em ser um adorador às avessas. Esqueça o que está escrito: “Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (II Tm 2.4-Revisada); “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4.23-24-NVI); "Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro” (Sl 101.2-NVI). Se você vive apenas de fachada verá que não é tão difícil assim enganar as pessoas. Isso pela simples razão de que elas não são oniscientes como Deus. O adorador às avessas se concentra no show do palco.

 

2. Concentre-se na forma e esqueça o conteúdo. Lembre-se de que geralmente as pessoas são ludibriadas facilmente em função da forma.. Idolatram mais o contorno de uma celebração do que seu conteúdo. Esta realidade pode fazer você utilizar se concentrar em formas e preferências para desagradar ao Pai e ainda aproveitar a chance para influenciar outras pessoas. Esqueça o que está escrito: “Quando vocês vêm à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade” (Is 1.12-13-NVI). “Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens” (Mt 15.7-9-NVI). Estas advertências são fortes, mas não servem para aqueles que desejam desagradar a Deus. O adorador às avessas se concentra na forma em detrimento do conteúdo. ht

 

3. Concentre-se em agradar a “carne” e esqueça a santidade. Lembre-se de que “o pecado não dói”. Estamos em um mundo que valoriza a luxúria, a sensualidade e a falta de acanhamento. Diante desta verdade, aquele que deseja desenvolver o projeto que tem como objetivo ser um adorador às avessas deve estar concentrado em agradar seus próprios desejos e viver seus próprios projetos, mesmo que os mesmos não sejam sinônimos de santidade e pureza. Esqueça o que está escrito: “Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal” (Is 1.16-NVI). “Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos (Rm 6.12-NVI). “Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna” (Rm 6.22-NVI). “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo http:/ e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (II Co 7.1-NVI). Aqueles que buscam a santidade não podem desagradar a Deus. Aqueles que vivem como “escravos de Deus” não podem se constituir em adoradores impuros e desaprovados pelo Altíssimo. Assim, a recomendação é agradar a “carne” como fonte de desejos pecaminosos e inclinação para o mal. O adorador às avessas deve agradar a “carne”.

 

     Este é o caminho que possibilita a formação do adorador que não traz alegria ao coração de Deus. Concentrar-se no show do palco e se esquecer do show na vida. Concentrar-se no desenho da celebração e se esquecer do conteúdo. Concentrar-se na carne e menosprezar a santidade diante daquele que tudo vê. O que você vai ser diante do Todo-Poderoso Deus?

 

Pastor Evaldo Rocha-PIB em seropédica - RJ